Aspectos Naturais 

 

   A Angola é divida em 18 provincias que são: Bengo, Benguela,  Bié, Cabinda, Cuando-Cubango,Kwanza Norte, Kwanza Sul, Cunene, Huambo, Huíla, Luanda, Lunda Norte, Lunda Sul, Malanje, Moxico, Namibe, Uige e Zaire.

   O clima que favorece na Angola é  o clima seco e humido, As condicionantes para o desenvolvimento da vegetação são imensas em grande parte do território, onde a paisagem mais vulgar é de savana ou estepe. O relevo de Angola é caracterizado segundo alguns autores por seis grandes unidades geomorfológicas, a Faixa litoral, a Zona de transição (Superfícies Intermédias), a Cadeia Marginal de Montanhas, o Planalto Antigo, a Bacia do Zaire e as Bacias do Zambeze e Cubango. O sistema hidrográfico angolano pode ser dividido em regiões das principais bacias de drenagem, que estão, estreitamente relacionadas com o relevo das Grandes Montanhas Marginais do Planalto Antigo. Deste modo, estas regiões podem delimitar as principais vertentes dos sistemas de drenagem das principais bacias hidrográficas; Bacias de drenagem do Oeste de Angola,  Bacia de drenagem do rio Zaire,  Bacia de drenagem do Cuvelai, Bacias de drenagem do Okavango, e Bacia de drenagem do Zambeze. A distribuição geográfica da cobertura vegetal está relacionado com as condições do clima e do solo assim como pela geomorfologia do território e distribuição da rede hidrográfica.

   As principais características da Angola são: Floresta densa e húmida (de baixa e média altitude); Floresta de montanha; Floresta aberta;  Savanas e estepes arborizadas ou herbosas; Estepe subdesértica; Formações desérticas;  Formações florestais edáficas As épocas das chuvas vão de Outubro a Abril

   Vegetaçao: Os recursos florestais são outra das riquezas e estão situados principalmente em Cabinda na Floresta de Maiombe, onde existe madeira de grande qualidade. Principais árvores da floresta, pau-preto, pau-ferro, ébano e sândalo africano.