Cultura

   Depois de vários séculos de colonização portuguesa, A Angola sofreu com as misturas com outras culturas que nos dias de hoje são presente no nosso país: Brasil, e outros como: Moçambique e Cabo Verde.
No aspecto de dança a Angola se diferencia em diversos gêneros, significados, formas e contexto, servindo de veículo de comunicação religiosa, curativa, ritual e até social. Destancando- se os estilos musicais: Semba, O Kuduro e a Kizomba .
Já a literatura Angolana nasceu antes de sua independência em 1975, onde na maioria das vezes traz muito realismo em suas imagens do preconceito, da dor causada pelos castigos corporais, do sofrimento pelo falecimento de queridos e exclusão social. Destacando - se escritores como: Agostinho Neto (1922 – 1979) e Ana Paula Ribeiro Tavares (1952).
   Sua Culinária é muito extensa e tem como ponte forte seus temperos dos alimentos e um toque especial dado pelas especiarias e claro o mestre da cozinha.
   A arte desse país tem papel importantíssimo em rituais culturais, pois representa a vida e morte, passagem da infância à vida adulta, a celebração de colheita nova e começo de estação de caça. Os artesãos trabalham com madeira, bronze e marfim nas máscaras ou esculturas.
   E por fim a única língua oficial desse país é a portuguesa. Possuindo mais de vinte línguas nacionais, depois do português a língua mais falada é o umbrundo, ultilizada na região centro sul do país e em muitos meios urbanos. (Rita de Cássia Menezes)