História 

Primeiros habitantes

   Pra começar a falar da história da Angola, vou falar sobre os habitantes primitivos do território da Angola, pois já foram encontrados vestígios que o território da Angola é habitado desde a idade da pedra. Nas províncias de Luanda e Zaire, pedras e outros objetos do período Paleolítico foram encontrados, assim como desenhos rupestres em rochas no Deserto de Namibe. Com essas descobertas, historiadores afirmam que os primeiros povos da Angola foram os Khoisam, Bantu, Quicongo e Ngangela. Mas afinal, quem eram eles? Eram excelentes dominadores da siderugia do ferro, moravam em comunidades tribais, a alimentação baseava-se na caça, frutos e raízes de árvores. Aliás, eles eram conhecidos por serem caçadores excelentes, seus instrumentos eram apenas flechas com veneno nas pontas.
   Atualmente, eles estão espalhados por diversas regiões da Angola, próximos ao Rio Congo, outros na região dos Grandes Lagos Africanos, no Oeste do Alto Zambeze até ao Cunene, Deserto do Namibe e até mesmo Luanda.

Processo de colonização

   A colonização da Angola iniciou-se em 1484 , quando portugueses sob comando de Diogo Cão começaram a conquistar territórios africanos , inclusive a Angola. Os portugueses se instalaram na Angola, se aproveitando de brigas entre os dois principais reinos: Reino do Congo e Reino de Angola.
Com a fundação de São Paulo da Assunção de Luanda em 1576, que hoje corresponde ao território de Luanda, capital, os portugueses tornaram Angola o maior mercado fornecedor de escravos para a exploração da cana-de-açúcar no Brasil.
   Bacias fluviais como: Bacia do Cunene, Bacia do Cubango, Bacia do Cuango, etc. auxiliaram na colonização de interiores, já que as vias terrestres ainda não existiam.
   Alguns reinos mantiveram sua independência até o século XIX.

Independência da Angola

 

   O processo de independência se estendeu por 14 anos.
   Iniciou-se com grupos políticos que publicaram suas campanhas, clamando por independência. Eles sabiam que Portugal não aceitaria essa independência, pois a Angola era mais uma fonte de lucro. Então foram fundados grupos para luta de libertação nacional, onde os principais era MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola) e a UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola). Essa posição do poder colonial perante a independência resultou em conflitos armados, como invasão a cadeias de Luanda, protestos armados diretos e só teve fim com o fracasso da ditadura do “estado novo” em Portugal. Oficialmente, no dia 11 de Novembro de 1975 , Angola se torna independente.
   O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência da Angola, o que ajudou e muito nas relações comerciais no exterior. Porque foi bom para o Brasil? Porque aproximou os dois países fortalecendo a imagem do Brasil no exterior, principalmente nos países titulados “periféricos”. Ainda hoje podemos ver essa relação Brasil-Angola, com iniciativas brasileiras para aumentar ainda mais trocas comerciais entre eles.
   A Angola entrou numa fase, caracterizada pelo seu Presidente, recentemente, como a da "conquista da paz, consolidação da democracia, estabilização da economia nacional e devolução da dignidade e da esperança a todos os angolanos".  (Beatriz Guimarães)