Política

Atual presidente da Angola, Jose Eduardo dos Santos.

   A política na Angola se dar no presidencialismo, ou seja, o presidente tem o mesmo poder do chefe do governo. No ano de 1992 já no fim da guerra fria a Angola fez uma nova constituição que virava o multipartidarismo.
   O seu desenvolvimento foi vingado de um conflito de partidos sustentados pelos blocos da guerra fria comandada pelos Estados Unidos da America e pela União Soviética. Mas a paz conseguiu predominar como única solução para os pais. O partido MPLA e UNITA chegou a um acordo entre si juntando-se para a reconstrução dos pais. Mas o povo teve que impor uma eleição para exerce à soberania.
   Em janeiro de 2010 uma nova constituição foi criada pela assembléia nacional da Angola. Alguma mudança tem ideologias parecidas com a do Brasil como o presidente só pode ter dois mandatos o vice substitui o presidente.
Após a queda da ditadura em Portugal a Angola teve a esperança da desejada independência. O governo que estava a pouco tempo abriu negociações que iam dar a liberdade a Angola são : MPLA, FNLA e UNITA.
   A independência da Angola não trouxe paz como muitos pensavam e sim guerra, causou uma guerra civil. Antes da independência ocorreu um conflito entre os três grupos nacionalistas que antes tinham combatido o colonialismo português, eles visavam o controle do país.
   A 11 de maio de 1991 o governo publicou uma lei que autorizava a criação de novos partidos deixando para trás o mono partidarismo.
   Pouco tempo depois ainda no ano de 1991 com medição EUA, União Soviética, Portugal e ONU fazendo um acordo para terminar a grande guerra civil que estava tendo na Angola e também marcou a eleição para o ano seguinte.
   No ano seguinte em setembro de 1992 o partido MPLA foi eleito. Com isso a UNITA não deixou barato recomeçando o conflito armado que tinha acabadoentre os partidos. (Victor Chagas)