Religião

 

   A introdução da doutrina católica na Angola teve inicio na década de 40, com o batizado do governado do Soyo.daí em diante tiveram a introdução de outras religiões como a muçulmana. 
    A religião católica foi implantada principalmente na região nordeste e sudeste da Angola pois, para iniciar foram considerados povos mais fáceis de catequizar. Lá adimitia-se os dois tipos de cristãos (os católicos e os protestantes).
 Com a entrada de outros povos no país começou a aparecer indícios do islamismo. Vinda da África central essa nova adoração só confundiu mais a cabeça do povo.
Devido o fato da população ter grande dificuldade entender aqueles textos bíblicos, surgiram outras religiões locais (que nós conhecemos como macumba).
 Outras religiões surgiram no decorrer do período colonial, sobrevivendo por muito tempo na clandestinidade.
Essas religiões que lá surgiram cultuavam um ser supremo, criador e observador de tudo(para nós cristãos Deus), e outros deuses de menor poder a quem eles enviavas os pedidos que em seguida enviava para o superior.
    Havia o culto também dos antepassados, a quem eles devim muito respeito e existência. Antes de beber qualquer liquido uma parte era jogada ao solo,em oferta aos antepassados.
Esses deuses eram: da guerra, da caça, da fertilidade, etc.
No ritual da fertilidade eram confeccionadas bonecas de fibra e entregues às raparigas casadoura(mulheres que já tinham tido a sua primeira mestruação),as quais guardariam até terem o seu primeiro filho.
    Os deuses da guerra eram venerados com a demonstração de animais caçados e os da guerra coma invocação dos deuses antes e depois das batalhas.
Hoje na angola são registradas as religiões e classificadas como:igrejas espiritualista;igrejas descendentes da doutrina cristã e igrejas não cristãs.
    Podemos perceber que a na Angola a religiosidade é bem diversificada. (José Roberto Jr.)