Sociedade

   A Angola tem aproximadamente 18,4 milhões de habitantes, tendo como expectativa de vida de 37.62 anos para os homens e 40.18 anos para as mulheres (estimativas de 2002).
   A Angola é um país rico em recursos minerais (petróleo, diamantes) e um dos mais pobres da África quando a atenção é voltada a questões como o desenvolvimento econômico, social e humano. Dados informam que somente 15% da população têm acesso a saúde em um país que 42% das crianças têm problemas de subnutrição.

   Uma característica marcante da sociedade angolana é a pobreza. Mas este quadro já está sendo mudado, pois a economia da angola está crescendo 10% ao ano, o que fez ela se tornar a 3° maior economia, entre os países que falam português.

   A língua oficial deste país é o português, mais existem outras línguas, as chamadas línguas nacionais que são Umbundu, Kimbundu, Kikongo, Cokwel, as principais. Como a Angola foi colonizada por portugueses existe uma minoria de angolanos que tem origem européia.
   Diferentemente de outros países em algumas comunidades da sociedade angolana a mulher tem muita importância, já na atualidade ela é tida como dependente do homem, segundo Filipe Vidal.

   A sociedade angolana é de maioria jovem e composta por várias etnias: negros, brancos, mulatos e outros. Os negros compõem a maior parte, 95%, divido em tribos os Ovibundos (37%), Kibundos (25%), Bakongos (13%) e outros. Já os brancos e mulatos compõem 2% cada. (Pamella Menezes)